Descrição da Receita
Um peixe de bastante fama e que traz dúvidas à muitas pessoas! Bacalhau surgiu com a conservação do alimeto através do sal. Nasceu na Noroéga com os Vikings, fazem assim surgir fábricas para seu processo,trazendo a alimentação para o mercantilismo
O Bacalhau, como muitos pensam, é o processo de salgagem e prensagem do peixe, o peixe escolhido para o precesso é o Cod Gadus Mohua. Existem outros peixes que passam pelo mesmo processo e que são consuderados Bacalhau. Hoje em dia existe o chamado Bacalhau “fresco”, o peixe somente salmorado, sem passar pelo processo de salga e secagem.
Pode-se encontrar também no mercado o Bacalhau já desalgado, fazendo assim a praticidade de se trabalhar com ele.
Para desalgue do Bacalhau o ideal é fazer o precesso de 6 “águas” a cada 6 horas, fazer a troca da água do deslague a cada 6 horas, controlando sua temperatura na geladeira.
Existem outros peixes que passam pelo mesmo processo e que são consuderados Bacalhau. Hoje em dia existe o chamado Bacalhau “fresco”, o peixe somente salmorado, sem passar pelo processo de salga e secagem.
Pode-se encontrar também no mercado o Bacalhau já desalgado, fazendo assim a praticidade de se trabalhar com ele.
Para desalgue do Bacalhau o ideal é fazer o precesso de 6 “águas” a cada 6 horas, fazer a troca da água do deslague a cada 6 horas, controlando sua temperatura na geladeira.
Ingredientes:
500g de Arroz 7cereais
300g de arroz selvagem[
500g de lombo Bacalhau “fresco”
Manjericão
Azeite de Olíva Virgem
Creme de Leite
Limão Siciliano
Pimenta do Reino
Sal
Modo de preparar:
Com o Bacalhau “fresco” desponha-o em uma assadeira e regue com o azeite, até a metade do lombo. Tempere com o majericão e um pouco mais de sal para que fique com o gosto caraquiterístico do Bacalhau original. Lembre que o “fresco” já é salmorado, cuide com o sal. Asse o lombo por 40 minutos.
Deixe esfriar o Bacalhau e faça lascas com ele.
Reserve o líquido da forma do Bacalhau, você usará para a cocção dos cereais.
Em uma panela coloque os cereais, o líquido do cozimento do Bacalhau, complete com água e cozinhe por 45 minutos. Lembre que o arroz 7 cereais e o arroz selvagem são grãos mais duros que o arroz branco.
Em uma frigideira ou panela de boca larga junte o arroz, as lascas de Bacalhau e as raspas de limão e refogue. Em seguida junte o suco do limão e o creme de leite e mexa até ficar homogênio. Tempere com pimenta do reino moida na hora e azeite de olíva.
Para a harmonização escolhi a cerveja Medieval de Belo Horizonte. Produzida pela cervejaria Backer, é uma cerveja do estilo Extra Blond Ale, inspirada na tradição artesanal dos Monges medievais. A Backer Medieval vem em uma garrafa do estilo das cervejas belgas de 330ml e alêm de ser fechada com a tâmpa tradicional de alumínio ela leva um revestimento de cera, fazendo com que na hora de servir ela seja derretida pelo garçom na mesa.
A cerveja tem sabor adocicado do malte e da levedura belga,e sabor levemente frutado, contrastando muito bem com o salgado do bacalhau e combinando com a doçura dos grãos e do creme de leite. Com um sabor levemente cítrico, combinando com o limão siciliano. Com sua carbonatação, o paladar é limpo para uma nova harmonização.