• Views348 Visualizações
  • Comments no responses

A Semana Santa está chegando e é hora de se preparar para servir um bom peixe, mas antes tem que saber escolher bem esta carne tão saborosa.

Uma das principais preocupações ao se comprar peixe é se ele realmente é fresco e foi armazenado em boas condições de higiene.

Como identificar se o peixe está realmente bom para o consumo?

No mercado, o pescado deve estar exposto em balão frigorífico, e na feira, coberto por gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. Mas nas feiras livres aqui de Petrolina, o peixe só fica no gelo até chegar na feira, depois os comerciantes colocam em balcões (não muito limpos!) e os peixes ficam expostos até serem vendidos ou o final da feira, quando voltam para o gelo.

Neste caso, as guelras (parte que fica internamente à cabeça do peixe e pode-se vê-la levantando um pouco a parte solta da cabeça do peixe) já estão sem a cor normal (vermelho vivo na cor de sangue) e ficam esverdeadas. Isso é um sinal que o peixe já passou do ponto.

Outros pontos que devem ser observados é que o feirante deve usar luvas e avental ao manusear o produto.

Peixes congelados em embalagens não podem estar em locais que impeçam a circulação do ar refrigerado, pois compromete a qualidade e o peixe pode realmente não estar congelado devidamente. Ver também se o produto tem selo de inspeção federal ou municipal, data de acondicionamento e prazo de validade, são itens básicos para não ter problemas e ter um peixe bom para o consumo.

Também podemos pressionar o peixe com os dedos e ver se há firmeza da barriga, ver os olhos se estão brilhantes e salientes e se escamas estão pressas ao corpo.

Já os peixes secos, como o Bacalhau, não devem ter manchas vermelhas ou pintas pretas no dorso, muito menos umidades, pois significa que pode estar infestado por bactérias.

O consumidor deve ficar atento também à instalação de toldos vermelhos nas feiras. Este tecido pode “maquiar” a cor do peixe.

No caso do camarão, eles devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo. O odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais. No caso de lulas e polvos, a orientação é para o consumidor adquirir os de cores mais claras, pois são os mais frescos. Já para os mexilhões, mariscos e ostras, a orientação é comprar moluscos in natura. O marisco desconchado deve possuir o selo do serviço de inspeção.

Depois é só preparar a sua receita preferida e saborear um peixe delicioso