• T. Cozimento 20 minutos
  • Serve para: For 6 Pessoas

Descrição da Receita

Para a primeira camada:
4 xícaras de açúcar
2 bananas cortadas em fatias longitudinais bem finas

Para a segunda camada:
1 litro de leite
4 colheres de açúcar
6 gemas
2 colheres de farinha de trigo
1 colher de manteiga

Para a terceira camada:
6 claras
12 colheres de açúcar

A primeira camada é uma calda com bananas. Comece preparando a calda. Coloque as 4 xícaras de açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe derreter. Cuidado para não queimar o açúcar e não é preciso mexer com colher.

Somente balançar a panela para misturar o açúcar. Quando estiver com cor de caramelo e totalmente desmanchado desligue o fogo. Em seguida, rapidamente, ainda bem quente, espalhar o caramelo no fundo de um refratário. Cubra bem, inclusive as laterais.

Também em seguida, forrar o fundo do refratário (já caramelado) com as fatias de banana. Vamos para a segunda camada. Prepare um creme de gemas. Misture o leite ainda frio com as gemas. Dissolva a farinha trigo em água e misture ao leite com as gemas.

Leve essa mistura ao fogo numa panela com antiaderente, mexendo sempre até engrossar levemente. Atenção: o creme deve sair do fogo tão logo engrosse, pois pode talhar, por causa das gemas.

Espalhar o creme no refratário caramelado, por cima das bananas fatiadas. A última camada é uma merengada. Na batedeira bata as claras em neve com as 6 claras. Quando estiverem em neve, acrescente as 12 colheres de açúcar, formando a merengada. Bata mais uns minutos.

Espalhe a merengada no refratário, por cima do creme de gemas, fazendo uma cobertura, que pode e deve ser irregular. Leve ao forno médio por 15 minutos, para derreter o caramelo e dourar a superfície da merengada. Espere esfriar no forno, já desligado.

Depois de frio leve para a geladeira. O ideal é preparar em um dia e servir no outro para ficar bem gelado e firme.

Fonte: PetitCheff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *