• T. Cozimento 90 minutos
  • Serve para: For 4 Pessoas

Descrição da Receita

Um peixe de bastante fama e que traz dúvidas à muitas pessoas! Bacalhau surgiu com a conservação do alimeto através do sal. Nasceu na Noroéga com os Vikings, fazem assim surgir fábricas para seu processo,trazendo a alimentação para o mercantilismo
O Bacalhau, como muitos pensam, é o processo de salgagem e prensagem do peixe, o peixe escolhido para o precesso é o Cod Gadus Mohua. Existem outros peixes que passam pelo mesmo processo e que são consuderados Bacalhau. Hoje em dia existe o chamado Bacalhau “fresco”, o peixe somente salmorado, sem passar pelo processo de salga e secagem.

Pode-se encontrar também no mercado o Bacalhau já desalgado, fazendo assim a praticidade de se trabalhar com ele.

Para desalgue do Bacalhau o ideal é fazer o precesso de 6 “águas” a cada 6 horas, fazer a troca da água do deslague a cada 6 horas, controlando sua temperatura na geladeira.

Existem outros peixes que passam pelo mesmo processo e que são consuderados Bacalhau. Hoje em dia existe o chamado Bacalhau “fresco”, o peixe somente salmorado, sem passar pelo processo de salga e secagem.

Pode-se encontrar também no mercado o Bacalhau já desalgado, fazendo assim a praticidade de se trabalhar com ele.

Para desalgue do Bacalhau o ideal é fazer o precesso de 6 “águas” a cada 6 horas, fazer a troca da água do deslague a cada 6 horas, controlando sua temperatura na geladeira.


Ingredientes:

500g de Arroz 7cereais

300g de arroz selvagem[

500g de lombo Bacalhau “fresco”

Manjericão

Azeite de Olíva Virgem

Creme de Leite

Limão Siciliano

Pimenta do Reino

Sal

Modo de preparar:

 

Com o Bacalhau “fresco” desponha-o em uma assadeira e regue com o azeite, até a metade do lombo. Tempere com o majericão e um pouco mais de sal para que fique com o gosto caraquiterístico do Bacalhau original. Lembre que o “fresco” já é salmorado, cuide com o sal. Asse o lombo por 40 minutos.

 

Deixe esfriar o Bacalhau e faça lascas com ele.

 

Reserve o líquido da forma do Bacalhau, você usará para a cocção dos cereais.

 

Em uma panela coloque os cereais, o líquido do cozimento do Bacalhau, complete com água e cozinhe por 45 minutos. Lembre que o arroz 7 cereais e o arroz selvagem são grãos mais duros que o arroz branco.

 

Em uma frigideira ou panela de boca larga junte o arroz, as lascas de Bacalhau e as raspas de limão e refogue. Em seguida junte o suco do limão e o creme de leite e mexa até ficar homogênio. Tempere com pimenta do reino moida na hora e azeite de olíva.

 

 

 

Para a harmonização escolhi a cerveja Medieval de Belo Horizonte. Produzida pela cervejaria Backer, é uma cerveja do estilo Extra Blond Ale, inspirada na tradição artesanal dos Monges medievais. A Backer Medieval vem em uma garrafa do estilo das cervejas belgas de 330ml e alêm de ser fechada com a tâmpa tradicional de alumínio ela leva um revestimento de cera, fazendo com que na hora de servir ela seja derretida pelo garçom na mesa.

 

A cerveja tem sabor adocicado do malte e da levedura belga,e sabor levemente frutado,  contrastando muito bem com o salgado do bacalhau e combinando com a doçura dos grãos e do creme de leite. Com um sabor levemente cítrico, combinando com o limão siciliano. Com sua carbonatação, o paladar é limpo para uma nova harmonização.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *