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Reunir os amigos em uma mesa de bar para colocar o papo em dia é um dos programas preferidos dos brasileiros. O problema é que este hábito esconde muitas calorias.

Vamos começar pela famosa cervejinha. Ela é produzida a partir da  fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, e uma lata contém cerca de 150 kcal. Pode parecer pouco, mas dificilmente alguém toma apenas uma latinha. Além disso, ela sempre vem acompanha de uma porção de batata frita, ou de calabresa acebolada ou de salaminho…

Calorias dos petiscos mais pedidos

Amendoim japonês: 100 g = 235 kcal

Batata frita: 100 g = 540 kcal

Calabresa acebolada: 100 g = 400 kcal

Torresmo: 100 g = 540 kcal

Salaminho: 100 g = 370 kcal

Bolinho de bacalhau: 1 unidade = 125 kcal

Queijo provolone: 100 g = 336 kcal

Queijo muçarela: 100 g = 320 kcal

Aperitivos caseiros pouco calóricos

Uma ótima alternativa para não escorregar nas calorias é reunir os amigos em casa e preparar aperitivos menos calóricos e mais saudáveis.

Barquinhas 

Recheie endívias com queijo cottage e damasco. Lanche crocante e fresquinho.

Canapés

Pão integral de cenoura, com patê de azeitona verde feito com iogurte desnatado, maionese light e azeitona verde.

Bruschetta

Corte fatias de pão italiano, coloque um molho fresco (refogar 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescentar tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e temperar com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo mussarela de búfala ou um bom queijo de cabra.

Sanduíche

Pão integral com recheio de ricota com cebolinha e duas colheres de sopa de maionese light (bater no liquidificador). Tempere com sal e azeite.

Sanduíche no espeto

Monte um sanduíche no espeto: use pedacinhos de pão integral, queijo, picles, peito de peru.

 

fonte: Gastronomia UOL