Tagliarini al Cartoccio Mari e Monti

(0)
Tempo 60min
Serve 4 pessoa(s)
Não informado

Ingredientes

 

Modo de preparo

Ingredientes:

500 g de macarrão, tipo tagliarini
8 tomates pelados, tipo italiano
24 ostras sem casca
½ kg de lula cortada em anéis
½ kg de camarão descascado
pouca salsa
alfavaca
alecrim
sálvia
basílico da Itália
3 dentes de alho
¼ de cebola picada
150g de alcaparras
12 azeitonas temperadas
150 g de funghi fresco
azeite
pimenta do reino e sal a gosto


Modo de preparar:

Bata no liquidificador metade dos tomates e reserve a outra metade para a finalização do prato. Refogue com azeite o alho e a cebola, acrescente o suco de tomates, sal e algumas folhas de basílico da Itália e deixe ferver. Em outra panela, frite com azeite o funchi fresco, as alcaparras e as azeitonas, sem acrescentar sal. Quando o molho de tomate já estiver fervendo, coloque as ostras, a lula, o camarão e os demais temperos, alfavaca, alecrim e a salsinha, com exceção da sálvia e deixe ferver. Quando o funghi, as alcaparras e a azeitona estiverem bem fritos e o molho de frutos do mar fervido, mistura-se tudo numa mesma panela, tempera-se com sal e pimenta do reino a gosto. Por fim, acrescente a sálvia e deixe no fogo por mais alguns instantes.

MODO DE PREPARO DA MASSA
A massa (tagliarini) deve ser cozida em 6 litros de água com sal, com o cuidado de não deixar passar do ponto de cozimento. Ela deve ficar “al dente”.

MONTAGEM DO PRATO
Forre o prato com papel laminado (o lado brilhoso fica pra fora), coloque a massa e despeje o molho por cima. Corte o restante dos tomates em quatro partes e decore o prato. Embrulhe o papel laminado em forma de trouxinha e leve o prato ao formo, em temperatura média, por 15 minutos. Depois é só desembrulhar e servir.A dica é desembrulhar o prato na mesa, faz parte do ritual do prato.


fonte:Chef Ézio Librizzi do Restaurante Macarronada Italiana - Capital Gourmet