Risoto de Beterraba

(0)
Tempo 50min
Serve 2 pessoa(s)
Não informado

Ingredientes

 

Modo de preparo

Sabe aquele prato que você adora, mas dá um tempo com ele na sua cozinha?
O risoto é assim, comigo. Adoro, é um prato de certa forma corriqueiro em casa. Mas dei um tempo, enjoei, não sei explicar ao certo.

 

Só que o amor ao prato voltou. Como sempre volta. Foi na semana passada, em que fui à um evento e comi um maravilhoso risoto de abóbora.
Idéia fixa na cabeça, corri pra cozinha, né?

 

A geladeira não tinha lá muitas opções… de interessante, apenas umas beterrabas bem bonitas, que comprei para fazer um purê parecido com os do Dinner in the Sky (lembra?), mas que eu acabei não utilizando.

 

Risoto de beterraba é tão bom… por que não voltar à ativa com essa receita? Fiz, e ficou uma delícia, olha só:

 

Preparei assim, separando os seguintes ingredientes:

 

- 2 beterrabas médias;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 cebola roxa picada em cubinhos minúsculos;
- 1,5 xícara (chá) de arroz arbóreo;
- 1 cálice de vermute Martini rosso (mas pode ser vinho tinto, na boa);
- 1,5 litros de caldo de legumes;
- raspas da casca de meio limão siciliano;
- 2 colheres (chá) de dill / aneto;
- 1 colher (chá) de pimenta rosa (de cheiro) moída na hora;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1 xícara (chá) de coalhada seca (eu costumo fazer a minha, mas você pode comprá-la em um restaurante árabe, até o Habib’s tem);
- salsinha picada para decorar.

Comece preparando a beterraba: É só levá-las ao forno, a 200 graus, em uma forma fechada com papel alumínio, por uns 45 minutos.
A casca da beterraba vai sair sozinha e você vai cortá-la em cubinhos de mais ou menos 0,5 cm.

 

Leve a cebola picadinha para fritar no azeite. Na verdade, você só vai suar a cebola, deixando translúcida, coisa de 1 minutinho fritando.
Adicione a beterraba picada e frite mais um pouco. Logo depois, faça o mesmo com o arroz.

 

Assim que o arroz estiver esbranquiçado, é hora de acrescentar o vermute. A panela vai chiar, o cheirinho bom vai subir. É a certeza de que você está indo bem. É só baixar o fogo e mexer. Você pode acrescentar as raspas de limão, o dill e a pimenta rosa aqui.

 

Assim que o vermute secar, adicione, sem parar de mexer, uma concha de caldo de legumes. Não pare de mexer em nenhum momento, senão vai grudar. A receita é fácil, e essa é a única exigência, vai…

 

Só adicione outra concha de caldo quando a anterior tiver secado. Aos poucos, o arroz vai perdendo o amido e criando um creme que é o melhor do risoto.

 

O risoto estará pronto assim que o arroz estiver al dente, ou seja, um pouco resistente ao ser mastigado. É só desligar o fogo, adicionar a colher de manteiga e mexer, até ela agregar bem.

 

Sirva com uma colherada generosa de coalhada e um pouquinho de salsinha picada. E depois venha me contar como é que foi!

fonte: Cozinha Pequena