Capeletti de Frango ao Gruyere

(0)
Tempo 30min
Serve 2 pessoa(s)
Não informado

Ingredientes

 

Modo de preparo

Ingredientes:

 

400g de capeletti de frango

 

1/2 cebola picada

 

2 dentes de alho

 

1 folha de louro

 

2 colheres de sopa de farinha de trigo

 

150 g de manteiga

 

500ml de leite

 

250ml de queijo Gruyere ralado

 

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

 

pitada de noz moscada

 





Modo de preparar:

 

Pique a cebola e o alho empequenos pedaços. Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga e sue a cebola e o alho, sem pregar cor, em seguida coloque a farinha e mexa para que ela se misture com a manteiga formando uma leve pasta. Adicione o leite aos poucos sempre mexendo para que não embole o molho. Use um fouet para facilitar. Caso o molho embole passe para uma peneira e cozinhe lentamente por 20 min, para que as propriedades da farinha se dissolva no leite, com a folha de louro e uma pitada de noz moscada.

 

Em quanto isso em uma panela grande ferva a água com sal grosso para a massa. Sempre lembrando, 1 colher de sopa para cada 1L de água.

 

Após a água levantar fervura adicione a massa e cozinhe até ficar al dente, macia por fora e firme por dentro, isso leva aproximadamente 5 min.

 

Adicione o queijo aos poucos no molho mexendo para que o queijo se agregue ao molho. caso o molho fique muito grosso adicione um pouco mais de leite. Ajuste sal e pimenta. Cuidado que o queijo tem um sabor bem particular, sabor frutado e de nozes.

 

Junte a massa ao molho e sirva. Caso queira pode colocar a massa em um prato e jogar o molho em cima da massa.

 

 

 

Para acompanhar esse prato escolhi uma cerveja do tipo IPA (Indian Pale Ale), cerveja inglesa que nos tempos de viagem da Inglaterra à Índia, foi adicionado mais lupulo em  sua composição para aguentar mais tempo nas viagens. Com esse elevado teor de lupulo, é uma cerveja com aromas e sabores bastante frutados e florais, e amargo bem presente porem bem equilibrado quando bem feita. Escolhi essa cerveja para harmonização do queijo e frango. O queijo por  um queijo semi duro, com sabores um pouco frutado, leve picante e um presente sabor de nozes. a cerveja por seu lado frutada, leve picante, amargor de lupulo e um leve carbonatado, esses dois ajudando no corte da gordura do molho e preparando o palato para uma nova experiência de sabores. (Cerveja escolhida: Fuller´s IPA: Preço: R$ 26,00)