Preparando o fogo

17 Julho , às 15h53 | Churrasco |

Preparar um bom fogo para o churrasco, é tão importante quanto a qualidade da carne.

Para fazer um churrasco de qualidade, tudo deve ser levado em conta: posição do carvão, como ascender o fogo, distância que a grelha ou espeto fica da base da churrasqueira, além da colocação da carne sobre o fogo. Confira algumas dicas que irão fazer toda a diferença no seu churrasco.

1) Carvão.
Escolha um carvão de qualidade, a quantidade de carvão que será utilizada depende da churrasqueira e da carne que será assada, porém, para ter uma média, cerca de 6 kg de carvão é o suficiente para um churrasco com aproximadamente dez pessoas.

2) Acender o fogo.
Acender o fogo, tem várias técnicas ( azeite e alcool, pão velho com azeito, acendedores industriais ou jornal enrolado em uma garrafa), a maneira que mais uso é do jornal, que consiste em formar o um tipo de vulcão, ao enrolar jornal em uma garrafa de cerveja. Para acender o fogo, basta tirar a garrafa, ajeitar o carvão em volta e jogar no meio do "vulcão" um pedaço de jornal com o fogo já aceso. Além de ser seguro, o fogo ficará mais consistente, uma vez que ele começará de baixo para cima e dentro para fora do carvão.

3) Dê preferência à brasa.
Um bom churrasco se faz com um bom braseiro e não com labaredas. O tempo ideal do inicio do fogo até colocar a carte fica na faixa de 40 minutos. Deixe o braseiro parelho em toda a churrasqueira, isto garantirá um assado parelho.

4 Fogo baixo. 
Quando surgem labaredas, o ideal é subir a carne para diminuir as chamas e garantir o calor seja preservado.
Não joge água na churrasqueira, isto altera o calor do fogo, no máximo jogue cinzas do churrasco anterior para controlar as labaredas.

5 Sabor diferenciado. 
Se quiser, pode colocar alguns pedaços de lenha ( laranjeira, bergamoteira ou eucalipto) mas isto é assunto para um post específico.

 

Bom assado ai para vocês.